Governo do Estado do Espírito Santo
05/07/2010 13h23 - Atualizado em 05/10/2016 17h07

Anchieta recebe III Ciclo de Saberes do Ecoar



Para descentralizar as ações de educação ambiental no Estado e promover a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e a sustentabilidade nas comunidades, o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza o III Ciclo de Saberes do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), na próxima segunda-feira (12), a partir das 9h30, no auditório da Câmara de Vereadores, no centro de Anchieta.

Este será o último encontro do III Ciclo, que leva palestras sobre temas específicos de meio ambiente e sustentabilidade para professores e gestores com o objetivo de orientar e enriquecer a Gestão e a Educação Ambiental. A reunião envolverá a Ecoárea Guanandy, composta pelos municípios de Piúma, Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

O evento já passou pelas demais quatro regiões do Ecoar, sendo que Águia Branca recebeu as palestras nesta segunda-feira (5), São Roque do Canaã no dia 30 de junho, Pedro Canário em 23 de junho e Brejetuba no dia 18 de junho.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental do Iema, Lívia da Rós Lourenço Mattos, os encontros do Ecoar já deram origem a 75 projetos para a recuperação de nascentes e córregos, despoluição de rios, coleta seletiva de lixo e reapropriação de valores humanos.

“Um exemplo de como essas iniciativas tem dado certo, são os projetos desenvolvidos pelas escolas do município de Laranja da Terra, como o de recuperação de áreas degradadas, que conseguiu por intermédio da Polícia Ambiental que atua na região e em parceria com o Instituto Terra de Aimorés, a doação de seis mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, que os alunos estão plantando nas comunidades do entorno das escolas”, cita Lívia.

Projeto Ecoar

O Projeto Ecoar começou em 2009 e tem como meta capacitar gestores municipais, como secretários de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação, além de profissionais do Ensino Fundamental da rede pública, no trabalho de educação ambiental.

A expectativa é capacitar 27 novos municípios até o final deste ano e cumprir a meta de levar o Projeto Ecoar a todo o Estado, em 2011.

Informações sobre o Projeto Ecoar podem ser obtidas na Gerência de Educação Ambiental do Iema, pelo telefone (27) 3136-3515.

Serviço

3º Ciclo de Saberes do Projeto Ecoar - Ecoárea Guanandy

12 de julho – No auditório da Câmara dos Vereadores, localizado no centro de Anchieta.

Palestra: “Visão Holística de Meio Ambiente”, com o geógrafo e especialista em Educação Ambiental, Felipe Chrisóstomo

Informações à Imprensa:

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/Amanda Amaral
(27) 3136-3491 / 9977-1012
Texto: Yollanda Gomes
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard