Com o objetivo de esclarecer os banhistas sobre a importância da preservação das praias, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove, neste sábado (22), na Praia do Morro, em Guarapari, a campanha de verão “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”. Será instada uma tenda no local, com atrações diversas como peça de teatro, brincadeiras e distribuição de brindes.
Até o mês de fevereiro, as tendas serão instaladas em cinco balneários capixabas. A entrada é gratuita e o funcionamento é das 9 às 12 horas.
Por meio da apresentação teatral, as crianças têm a chance de conhecer melhor os personagens da campanha. São eles; o guruçá, a tartaruga marinha, a estrela do mar e o ermitão. Além disso, brincando podem obter dicas importantes e aprender sobre o quanto é necessário preservar as praias.
Nesta sexta-feira (21), a Praia da Costa, em Vila Velha, marcou a estréia da campanha. O grupo Serelepe apresentou a peça “Amigos da Praia”. Por meio de uma oficina, as crianças aprenderam como aproveitar os palitos de picolé, além de terem participado de uma gincana com a temática ambiental.
Além desta campanha, outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada no Estado pelo órgão e a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).
O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.
O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.
Hotsite
A campanha de verão do Iema também ganhou o hotsite www.anossapraia.com.br, no qual é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação das praias e verificar a condição da qualidade das águas dos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com