Governo do Estado do Espírito Santo
08/01/2024 15h03 - Atualizado em 08/01/2024 15h04

Selecionados em ‘Programa de Voluntariado’ já estão atuando no Parque Estadual de Itaúnas

Durante o Verão, o número de visitantes que passam para conhecer as belezas naturais do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, aumenta ainda mais. Para ajudar nessa demanda, os voluntários selecionados pelo Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), já estão atuando no parque.

Até o dia 28 de fevereiro, os voluntários vão realizar no Parque Estadual de Itaúnas atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. “Os primeiros dias de voluntariado têm sido extremamente enriquecedores para a minha formação. Por meio dos treinamentos e do contato direto com o público, tenho tido a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos na universidade”, disse a estudante Jéssica Soares, do curso de Ciências Biológicas.

“Além de vivenciar e entender um pouco mais dos desafios enfrentados pelas Unidades de Conservação (UCs) do Brasil, espero ainda contribuir de alguma forma para a melhoria e a manutenção dos recursos do parque, além de agir com efetividade em ações ligadas à educação ambiental”, acrescentou Jéssica Soares.

“O PVUC é um programa de grande êxito, pois concilia o interesse de quem quer se voluntariar com a oferta de trabalho das UCs. Ele permite aos participantes vivenciar a rotina de uma Unidade de Conservação e exercitar a criatividade e a liderança em atividades de educação ambiental, comunicação social, manejo de áreas naturais, entre outras. É uma grande troca de saberes e experiências”, disse servidor do Iema que atua no PEI, Gustavo Rosa.

No Parque Estadual de Itaúnas, foram disponibilizadas oito vagas, divididas duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 28 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 e a outra de 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2024. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros.

Itaúnas é o parque mais visitado do Estado, recebendo mais de 100 mil pessoas por ano. Os visitantes encontram a beleza natural das praias, das dunas e da floresta de restinga; a riqueza histórica da vila antiga, soterrada pelas dunas; as manifestações culturais do Ticumbi, do Alardo, do Jongo e dos Reis de Bois, realizadas na festa de São Sebastião e São Benedito, em janeiro; e o tradicional Festival Nacional de Forró de Itaúnas, realizado em julho.



Texto: Elisangela Alves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard