18/08/2023 15h43 - Atualizado em 18/08/2023 15h44

Plantio de muda de Pau-Brasil marca Formação em Educação Ambiental na Esesp

A Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental e Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), capacitou, nesta sexta-feira (18), a quinta turma. O curso reuniu servidores de órgãos e entidades públicas estaduais e municipais, além da sociedade em geral.

Na ação, os participantes aprenderam sobre a história, as ideias e as leis na área de educação ambiental. Os cursistas também puderam entender, de forma prática, como é plantar uma muda de Pau-Brasil, espécie nativa das florestas tropicais brasileiras que deu origem ao nome do País.

O professor Luis Fernando Schettino destacou a importância desta ação para a sociedade. "Este momento não é sobre plantar uma árvore, mas sim de semear a consciência necessária para uma compreensão mais profunda das leis da natureza. Isso, por sua vez, contribui para a construção de um ambiente mais saudável, equilibrado e mais feliz para todos", disse.

Para a diretora-presidente da Esesp, Laís Garcia, que esteve presente na ação, a plantação de uma muda de Pau-Brasil nas instalações da Esesp carrega consigo uma simbologia que transcende o simples ato de cultivo. “O Pau-Brasil é uma árvore historicamente ligada à nossa identidade e história. Ao escolher essa espécie para ser plantada em um local tão significativo como a nossa escola, estamos tecendo uma conexão entre o passado, o presente e o futuro”, frisou.

“Esse curso cumpre o que define a Política Estadual de Educação Ambiental, prevista na Lei 9.265/09, de formação continuada para servidores municipais e estaduais, como também para organizações não-governamentais. Para nós, é um importante avanço das políticas públicas e da sensibilização para a conscientização termos servidores de diversos órgãos interessados pela temática”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.

A capacitação é ofertada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo, em parceria com o Iema, por meio da Gerência de Educação Ambiental. As aulas foram realizadas de forma presencial na Esesp e contaram com a participação de 23 alunos.

Ao todo, a formação presencial tem carga horária de 20 horas, distribuídas em três módulos: Fundamentos da Educação Ambiental; Legislação e Educação Ambiental; e Políticas Públicas de Educação Ambiental.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni