Governo do Estado do Espírito Santo
18/12/2023 12h20

Parque Estadual de Itaúnas realiza formação dos novos condutores ambientais

Os novos condutores ambientais foram formados pelo Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra. Finalizada nesta semana, a formação teve o objetivo de capacitar as pessoas para prestar serviço de condução ambiental nas trilhas do parque e em outras áreas naturais protegidas, além de ser uma oportunidade para geração de renda.

O curso de Condutores Ambientais teve início em agosto e durou mais de três meses, sendo realizado na modalidade presencial, com aulas práticas e teóricas. Ao todo, 15 alunos receberam a certificação de conclusão. A carga horária foi de 116 horas.

Durante a capacitação, foram abordados conteúdos de Ecologia e Meio ambiente; Unidades de Conservação (UCs); Arqueologia; Geografia e Cartografia; Ecoturismo; Turismo de base comunitária; Educação Ambiental e Turismo Pedagógico; Organização Social e Atuação Profissional; Segurança do Trabalho; além do conhecimento da biodiversidade da flora e da fauna do Parque Estadual de Itaúnas.

Para o agente de desenvolvimento ambiental do PEI, Gustavo Rosa, os cursos de Condutores Ambientais realizados nos parques estaduais do Espírito Santo trazem benefícios que vão muito além da formação de bons profissionais para o atendimento aos visitantes e a condução em trilhas. “Esses cursos contribuem para a aproximação entre o Parque e a comunidade, promovem a troca de conhecimento e saberes locais, e fortalecem a ética ambiental em todos os envolvidos”, salientou.

O encerramento da formação foi marcado por um juramento que diz: “Eu juro, por minha honra, exercer a atividade de condutor ambiental com ética e responsabilidade, cuidando daqueles que por mim sejam conduzidos, educando e zelando pelo patrimônio natural e histórico-cultural das regiões onde atuarei, trabalhando em defesa da vida, do desenvolvimento sustentável e da justiça social”.

A capacitação é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Parque Estadual de Itaúnas, com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).


Texto: Elisangela Alves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard