Governo do Estado do Espírito Santo
13/12/2023 13h16 - Atualizado em 13/12/2023 13h17

Iema divulga selecionados para o Programa de Voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou o resultado do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. A lista com os selecionados está disponível em https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao. O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

Os selecionados serão convocados pelo e-mail informado na inscrição, para assinarem o Termo de Adesão ao Programa de Voluntariado. Em Itaúnas, foram disponibilizadas 8 vagas, divididas duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 28 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 e a outra de 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2024. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de São Mateus ou Conceição da Barra até o Parque, alojamento com roupa de cama em quarto coletivo, com banheiros masculino e feminino na sede do PEI, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas, para o voluntário que cumprir, no mínimo, 70% dos dias totais de trabalho previsto e não se ausentar mais do que 3 dias consecutivos sem justificativa.

Resultado e mais informações em:

Página do voluntariado: https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao

Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com.


Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard