Governo do Estado do Espírito Santo
03/01/2026 12h52

Reserva Biológica Duas Bocas completa 35 anos

Localizada na Grande Vitória, a Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas celebra, neste sábado (03), 35 anos como um dos mais importantes refúgios de vegetação primária de Mata Atlântica no Espírito Santo. Com uma área de 3 mil hectares que se estende pelos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina, a unidade é um santuário de biodiversidade sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). 
A trajetória da reserva começou em 1965, quando foi estabelecida como Reserva Florestal, sendo classificada em 1991 como Reserva Biológica (Lei Estadual nº 4.503). Por pertencer a uma das categorias de proteção mais rigorosas, o foco da Rebio é a preservação integral da fauna e flora, com 100% de sua situação fundiária regularizada.
A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro e abriga espécies raras e ameaçadas de extinção. O local ganhou destaque científico com o primeiro registro no estado da Guapeba (Chrysophyllum imperiale), também conhecida como Árvore-Imperial, espécie com menos de 50 indivíduos adultos conhecidos na natureza. Além da flora exuberante, a Rebio é um ponto estratégico para a observação de aves e pesquisas científicas.
O nome da reserva remete à desembocadura dos rios Panelas e Naia-Assú, que junto aos rios Sertão Velho e Pau Amarelo, abastecem a histórica Represa de Duas Bocas. Inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas, a represa é um marco da infraestrutura hídrica da região e um dos pontos de interesse da unidade.
Diferentemente de parques abertos ao turismo recreativo, a Rebio Duas Bocas mantém um acesso restrito e voltado exclusivamente para fins científicos e educativos, sempre mediante agendamento prévio. Sua infraestrutura de apoio é composta por um Centro de Visitantes, que apresenta painéis históricos e uma exposição de animais taxidermizados da fauna local, além de biblioteca, escritório administrativo e alojamento para pesquisadores.
 
O aprendizado em campo é viabilizado por percursos como a Trilha da Represa Velha, um trajeto de 7 quilômetros dentro da floresta que conduz à antiga represa de abastecimento, e a Trilha do Cedro Rosa, um circuito de 1.200 metros que destaca um imponente espécime desta árvore
Serviço:
A Reserva Biológica recebe visitas somente mediante agendamento e apenas para fins científicos e/ou educativos, excluindo-se as visitas para fins recreativos.
Dias e horários: De terça a sexta das 08h às 16h (duração da visita 3h)
Agendamento realizado por e-mail: rebiodb@iema.es.gov.br
 
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard