Governo do Estado do Espírito Santo
12/07/2017 16h58

Parque de Itaúnas vai receber turistas durante festival de forró

Foto: Palê Zuppani

Durante o Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), que acontece a partir deste sábado (15), o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) vai estar aberto para os turistas que quiserem aproveitar as belezas do local. O parque conta com lindas dunas e praias, além de oferece trilhas ecológicas e passeios que podem ser feitos pelos visitantes.

A sede do local vai estar aberta diariamente das 8h às 17h e, dentre as opções de lazer, têm as trilhas do Tamandaré, da Alméscar e do Buraco do Bicho. A duração das trilhas varia entre uma e três horas, e são gratuitas. As dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar caminhadas autoguiadas a qualquer momento.

Há ainda passeios de bicicleta e de caiaque pelo Rio Itaúnas. Sua própria bike pode ser usada nas trilhas, mas também é possível alugar em estabelecimentos particulares na Vila de Itaúnas, na loja Casinha de Aventura ou com o grupo de condutores ambientais, também na Vila. Os passeios mais curtos duram aproximadamente 40 minutos e os mais longos passam de 1 hora.

Atualmente cinco voluntários, que fazem parte do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação, ajudam nas atividades de visitação, educação ambiental e monitoramento ambiental.

Cuidados

Durante a visitação do parque algumas normas de conduta são importantes e devem ser respeitadas pelos visitantes. Assim, é possível conhecer e aproveitar as paisagens sem prejudicar a biodiversidade da unidade de conservação, que é uma área protegida. Confira alguns cuidados que você deve ter:

Deposite seu lixo adequadamente e contribua para uma trilha limpa

Não retire a vegetação nativa e não capture os animais que vivem no ambiente

Ande apenas em trilhas sinalizadas, não ultrapasse as matas

Respeite as áreas restritas e sinalizadas, como plantios de recuperação florestal e sítios arqueológicos.

Não leve animais domésticos para dentro do parque

Obedeça sempre as placas de orientação

 --

Texto: Izadora Roriz

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Twitter: @meioambientees

Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard