Um mutirão de limpeza de praia, apoiado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), na Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, mobilizou 44 pessoas. A atividade foi promovida pelo Projeto Meros do Brasil e realizada na última semana, com o objetivo de reforçar a importância da preservação ambiental e do descarte adequado de resíduos sólidos.
Durante a ação, os participantes recolheram 43,4 quilos de lixo ao longo da faixa de areia. O material foi encaminhado ao Centro Tamar, onde passou por pesagem e separação por categorias. Além da coleta, os voluntários participaram de atividades de educação ambiental com foco na gestão de resíduos sólidos.
Para o gestor da APA de Conceição da Barra, Gilcimar Pereira, a proposta foi ampliar o conhecimento sobre os impactos do lixo no oceano e sensibilizar a comunidade para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia. “Quando a comunidade se envolve diretamente com a limpeza da praia, ela vivencia os efeitos do descarte inadequado e se torna mais consciente do seu papel na proteção da natureza”, destacou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES