01/06/2017 14h13 - Atualizado em 01/06/2017 14h14

Muitas atividades na Semana do Meio Ambiente, em Castelo

Foto: Cacá Lima

Uma série de atrações vai marcar a Semana de Meio Ambiente, entre os dias 5 e 6 de junho, nos Parques Estaduais Mata das Flores e Forno Grande, em Castelo, no sul do Espírito Santo. Já está garantida a presença de 160 alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Antônio Teixeira de Freitas, da Apae de Castelo e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Forno Grande.

O objetivo da programação é o de sensibilizar os participantes sobre a importância da proteção do meio ambiente, e em especial, dos Parques Estaduais de Mata das Flores e de Forno Grande. Isso será possível através do conhecimento, da criatividade e do estímulo à adoção de atitudes concretas do dia-a-dia de modo a formar cidadãos éticos e preocupados com as questões ambientais que atingem as unidades de conservação. Aqui, a programação em que os alunos da Escola Antônio Teixeira de Melo irão participar, no dia 5:

Trilha ecológica no PEMF: Caminhada na trilha do parque, com pontos interpretativos de parada na trilha.

Oficina As cores do PE Mata das Flores: Essa oficina resulta na confecção de um objeto giratório feito de jornal, barbante e papel crepom. Vai sensibilizar os alunos para um olhar mais minucioso sobre as cores existentes dentro de uma floresta. O objeto giratório fica de recordação para os alunos.

Piquenique na UC: Cada aluno leva um lanche que será compartilhado entre a turma.

Roda de leitura: Este é o momento de socializar as leituras realizadas entre os alunos. A biblioteca itinerante já está há 30 dias na escola. Agora, os alunos trocam experiências e indicam literatura para os colegas.

Dinâmica – “Ler é doce!”: Uma caixinha recheada de doces passa entre os alunos e quando for dado o comando para parar a caixinha o aluno que estiver com ela na mão vai contar a história que mais gostou de ler, e assim, após contar a história, vai escolher um doce para se deliciar.

Contação de história: Essa é hora dos professores assumirem o comando da diversão. São eles que contarão história para os alunos. O tema da história é livre, vale agora a criatividade dos educadores!

Essas atividades foram planejadas considerando o andamento do projeto “Biblioteca Itinerante” na escola acima citada.

Programação referente à participação da Apae, no dia 6:

Trilha ecológica: Caminhada interpretativa na trilha compartilhando saberes entre os participantes.

Contação de histórias: Momento de relaxar e ouvir a história: “A língua do Tamanduá”.

Piquenique: Lanche compartilhado entre os participantes.

Programação referente à Escola Forno Grande, no dia 13 de junho:

• Abertura do Projeto Biblioteca Itinerante na escola.
  • Palestra sobre o PE Forno Grande: potencialidades e ameaças.
  • Informações sobre o projeto para alunos e professores;
  • Distribuição dos materiais didáticos do projeto (diário de bordo, adesivos e figurinhas);
  • Contação de histórias “A língua do Tamanduá”.

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012