Governo do Estado do Espírito Santo

Muriqui

Plano Estadual para a Conservação do Muriqui no Espírito Santo

Os dados levantados pelo “Projeto Muriqui – ES”, iniciado em 2002 pela UFES, forneceram as bases para a realização de uma oficina de planejamento participativo com vistas à elaboração do “Plano Estadual para a Conservação do Muriqui-do-Norte”.

A oficina, seguindo as diretrizes do Plano Nacional para a Conservação dos Muriquis, definiu objetivos, metas e ações que deverão contribuir para evitar a extinção desse emblemático primata no Estado do Espírito Santo.

Portaria Conjunta SEAMA/IEMA nº 02 - S, de 06 de junho de 2014, aprova o Plano de Ação Estadual (PAE) para a Conservação do Muriqui no Espírito Santo e o oficializa como instrumento de política pública para a conservação de espécie ameaçada, a exemplo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela implementação de vários planos de conservação de espécies da fauna e flora brasileiras.

A implementação do Plano de ação trará benefícios diretos para a conservação do muriqui-do-norte, bem como ajudará na conservação de várias outras espécies ameaçadas de extinção que também ocorrem nas regiões onde são encontrados os muriquis.

Plano de Ação Estadual para Conservação do Muriqui no Espírito Santo

Plano de Ação Nacional para Conservação do Muriqui

Atualizado em 05/12/2018

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard