Governo do Estado do Espírito Santo

APA Setiba

A Área de Proteção Ambiental de Setiba é a maior do Estado nesta categoria. Foi criada, por meio do decreto nº 3.747-N de 1994, como APA de Três Ilhas. Em 1998, teve seu nome alterado pela Lei Estadual nº 5.651 para APA Paulo Cesar Vinha ou, simplesmente, APA de Setiba. Esta unidade tem o intuito de estabelecer uma zona de proteção contra impactos no entorno do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Na porção continental, apresenta formações de restinga, manguezal e mata de tabuleiro, e na porção marinha, encontramos o arquipélago de Três Ilhas, rico em fauna marinha, sendo um local propício para mergulho contemplativo, com águas rasas e claras, onde foi registrada uma das maiores biodiversidades de ecossistemas marinhos do Brasil. Avistada do continente o arquipélago parecer possuir apenas três ilhas, mas na verdade são cinco: Quitongo, Cambaião, Guararema, Leste-Oeste e Guachumbas, cada uma com suas particularidades e belezas.

DADOS GERAIS

Área: 12.960 ha

Municípios: Guarapari e Vila Velha

Núcleos urbanos: Setiba, Village do Sol e Recanto da Sereia

Criação: Decreto Estadual nº 5.651/1998

Infraestrutura: sede administrativa (compartilhada com o Parque Paulo César Vinha) e sinalização educativa e de advertência.

Bioma: Mata Atlântica

Principais ambientes: restinga, praias, mangue, lagunas, costões rochosos e recifes de coral.

Conselho Gestor: Nomeação IS nº81-S/2019 (mandato 2019/2021)

Plano de Manejo:(2007)

ATENDIMENTO E CONTATOS

Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h

Telefone: 27 3636 2522

E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Endereço: Rodovia ES-060 - Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360

Gestor: Georges Mitrogiannis 

ATRATIVOS

Ilhas: Nas águas que compreendem o arquipélago das Três Ilhas, existe uma diversidade de corais e fauna marinha que pode ser observada por meio de mergulho livre ou autônomo. Há também pequenas trilhas sobre o costão rochoso para a prática de geoturismo, além da observação de aves marinhas. 

Praias: A APA possui aproximadamente 15 km de praias, com o maior trecho em estado natural, inserido no Parque Estadual Paulo César Vinha. O menor trecho é de praia urbana e está localizado no bairro Recanto da Sereia em Vila Velha.

Mirantes: Entre as praias de Setiba e Setiba Pina há um costão rochoso que serve de mirante natural com vista de 360º. Outro mirante natural fica na ilha do Cambaião, no arquipélago de Três Ilhas, logo acima da Pedra Rachada.

Cultura caiçara: Em algumas pequenas ocupações litorâneas do interior ou próximos à APA é possível observar o modo de vida dos pescadores. A pesca artesanal, o comércio de peixes e mariscos frescos, as festas de Congo, artesanatos, são algumas de suas características.

ORIENTAÇÕES PARA VISITAR UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Você também é responsável pela proteção da natureza:

  • Não jogue lixo ou esgoto na área da APA.
  • Não risque ou corte as árvores.
  • Não alimente, nem perturbe os animais silvestres.
  • Nao pesque nas áreas interiores do arquipélago.
  • Evite o uso de fogo.
  • Desligue as caixas de som e ouça a natureza

ATENÇÃO!  ANTES DE CONSTRUIR, CONSULTE A ADMINISTRAÇÃO DA APA.

COMO CHEGAR:



Exibir mapa ampliado

IMAGENS 360º - DRONES

Atualizado: 24.04.2023

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard