Governo do Estado do Espírito Santo

Qualidade do Ar

Redes de Monitoramento

A Resolução CONAMA nº 03/1990 determina em seu art. 5º que os Estados são responsáveis por efetuar o monitoramento da qualidade do ar através de redes de monitoramento.

Atualmente o monitoramento da qualidade do ar é realizado por dois tipos de redes, sendo:

  1. Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) - composta por Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar (EMQAr) dotadas de equipamentos que coletam e analisam continuamente amostras do ar processando as informações geradas na forma de médias horárias.
  2. Rede Manual de Monitoramento de Poeira Sedimentável (RMPS) - composta por Pontos Manuais de Poeira Sedimentável (PMPS) onde estão instalados coletores manuais de poeira sedimentável (conforme norma ASTM D1739-98). A partir da massa coletada em cada coletor, após trinta dias de exposição, é determinada as taxas de desposição de poeira sedimentável.

Use o mapa abaixo para explorar os dados das redes de monitoramento.

Clique aqui e acesse mais informações sobre as redes de monitoramento.

Agendamento de Visita a Estação de Monitoramento

Para solicitação de visita a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, preencha o Formulário para solicitação de visitação. AVISO: devido a pandemia as visitas estão suspensas.

A visita será na Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar n.º 4 (EMQAr - RGV 4), localizada na Rua Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória (nas dependências do Corpo de Bombeiros 1ª CIA 1º BBM).

Atualizado 20/10/2020. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard