Governo do Estado do Espírito Santo

GEA - Centro de Desenvolvimento Sustentável Guacu-Vira

Endereço: São José do Alto Viçosa - s/n - Venda Nova do Imigrante/ES - CEP 29375-000
Telefone: (28) 3546-1436; 9943-4646; 9983-1765  
Site: http://www.guacuvira.org.br


O Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú-Virá (CDS Guaçu-Virá) surgiu em 1993 da Associação de Amigos da Terra, no município de Venda Nova do Imigrante, tendo sido oficialmente constituído em 1996, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico, social, cultural e a melhoria de qualidade de vida e do meio ambiente na região entre os Parques Estaduais de Forno Grande e Pedra Azul - abrangendo os municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Castelo.

Desde então vem atuando na região com iniciativas que envolveram, inicialmente, a criação de um espaço cultural e artístico, para o desenvolvimento e valorização das habilidades da comunidade local. Atualmente promove encontros de lideranças comunitárias, eventos sociais e desempenha o papel de um laboratório de práticas de desenvolvimento sustentáveis aplicadas à realidade local.

O CDS Guaçu-Virá desenvolve atividades que abrangem o conceito de planejamento da paisagem, formação de corredores ecológicos, instalação de unidades demonstrativas, recuperação de nascentes e corpos hídricos, conexão de remanescentes de Mata Atlântica, compatibilizando-as com as necessidades de desenvolvimento econômico e multiplicação das ações que promovam o equilíbrio ambiental.

O Centro também recebe visitas, com agendamento prévio, que visam divulgar práticas sustentáveis dentro de uma propriedade rural, como: alimentador de peixes, aquecedor de água, roda d'água pra geração de energia e agricultura vertical, entre outros.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard