Governo do Estado do Espírito Santo

GEA - Escola Agrotécnica Federal de Alegre

Endereço: Rua Principal, s/n - Distrito de Rive - Caixa Postal 47 - CEP 29500-000 - Alegre
Telefone: (28) 3552-8131; Fax: (28) 3552-8234


O Pólo de Educação Ambiental da Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA) localiza-se no distrito de Rive, Município de Alegre, região Sudoeste do Espírito Santo. A escola desenvolve trabalhos na área rural, como agricultura, pecuária, agroindústria e agroecologia e também realiza trabalhos educativos voltados para preservação, conservação ambiental e sócio desenvolvimento, através do manejo sustentado dos recursos naturais e da Educação Ambiental.

Sua área de atuação e a abrangência estende-se em parte da Bacia Hidrografica do Rio Itapemirim e parte da Bacia do Rio ltabapoana, abrangendo os municípios de Alegre, Muqui, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Guaçui, Castelo, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Dores do Rio Preto, Divino de Sao Lourenço, lbitirama e luna. Nestes quatro últimos municípios encontra-se 70% da região do Parque Nacional do Caparaó.

Algumas glebas da fazenda destinam-se a criação de unidades demonstrativas, principalmente no que se refere a agrossilvicultura, plantio homogêneo, pomar de frutíferas, piscicultura, viveiramento e plantas ornamentais. O objetivo destas Unidades Demonstrativas (Uds) é criar pólos de referência para agricultores, alunos e comunidade em geral. Pretende-se também a utilização das Uds em projetos de pesquisa (parceria com entidades e empresas públicas e privadas). As Uds estarão abertas à visitação de produtores, alunos, professores e comunidade em geral, em grupos de no máximo 30 pessoas com agenda prévia.

A Escola Agrotécnica Federal de Alegre possui uma Sala Verde anexa a Biblioteca da Escola. O Projeto Sala Verde, coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) objetiva a construção de Centros de Informações Ambientais. A perspectiva deste projeto é a de potencializar espaços, estruturas e iniciativas já existentes em diversas instituições, como órgãos públicos (municipais, distritais, estaduais e federais), privados e do terceiro setor que já desempenham papel e realizam ações com a perspectiva de democratização de informações ambientais nas regiões e com os públicos com os quais atuam.

A Escola Agrotécnica Federal de Alegre, através do seu Pólo de Educação Ambiental, desenvolve uma série de programas e projetos de Educação Ambiental com participação de alunos da própria EAFA, alunos e professores de escolas públicas (1º e 2º graus), Universidades, Faculdades regionais e a comunidade em geral, entre eles:

  • Elaboração de material de apoio didático
  • Palestras, seminários, oficinas e cursos de capacitação e atividades práticas.
  • Visita monitorada
  • Trilhas interpretativas
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard