Governo do Estado do Espírito Santo

Espécies Ameaçadas

Espécies ameaçadas de extinção no Espírito Santo

O Espírito Santo teve sua primeira lista de espécies ameaçadas de extinção oficializada em 13 de junho de 2005 pelo Governo do Estado, por intermédio do Decreto nº 1.499-R. Nela constam 197 espécies da fauna e 753 da flora, das quais 237 foram consideradas criticamente em perigo, 258 em perigo e 455 vulneráveis.

Sua elaboração contou com ampla participação da comunidade científica e organizações da área ambiental e foi concluída durante um workshop que reuniu cerca de 80 especialistas em fauna e flora capixaba. A realização da lista foi uma parceria entre Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), tendo como coexecutores a Conservação Internacional (CI), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Museu de Biologia Professor Mello Leitão.

Apesar da existência da lista nacional, as listas estaduais possuem um importante papel em termos de proteção das espécies já que algumas delas podem não estar ameaçadas no país, mas correrem risco de extinção regionalmente.

As listas de espécies ameaçadas são consideradas um instrumento de política pública pois podem ser usadas na orientação de estratégias de recuperação de espécies e seus habitats, nas análises de impactos ambientais e avaliação de condicionantes e medidas compensatórias em processos de licenciamento, na definição de novas unidades de conservação e nos programas de pesquisa e educação ambiental.

A atualização das listas de espécies ameaçadas deve ocorrer de forma periódica. Os trabalhos para a revisão da lista estadual foram coordenados pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), por intermédio de um acordo firmado entre o IEMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com conclusão em 2019. A nova lista deverá ser publicada e divulgada oficialmente em 2020.

Lista das espécies contidas nas Listas Vermelhas da Flora e Fauna capixaba:

  Lista da fauna ameaçada de extinção

  Lista da flora ameaçada de extinção

Atualizado 07/02/2020

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard