O Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA é responsável por disseminar a cultura de gerenciamento por processos e fomentar a gestão local da inovação, difundindo a cultura e práticas inovadoras na Autarquia. A equipe é vinculada à Diretoria da Presidência e foi criada pela Instrução Normativa Nº 7 de 24 de Junho de 2019.
Por meio da Gestão de Processos, o ELPI visa maximizar os resultados dos processos, otimizar recursos, reduzir gastos e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. E, por meio da Gestão de Inovação, busca difundir práticas inovadoras de gestão pública que se alinhem à necessidade dos cidadãos.
O ELPI apoiou na implementação do uso do E-Docs, plataforma de gestão de documentos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de treinamentos, manuais e suporte às equipes da Autarquia. O Escritório também apoiou a digitalização dos serviços externos, permitindo que os cidadãos solicitem 19 serviços via Internet, tornando-os mais acessíveis e trazendo mais agilidade na interação da Autarquia com os usuários. Para mais informações: https://iema.es.gov.br/servicos/edocs.
O documento foi construído pelo ELPI em parceria com as equipes do Iema. O objetivo principal da Carta de Serviços é facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos serviços da Autarquia, concentrando em um único lugar informações de todos eles: como acessar, os documentos necessários, o contato para atendimento, os pré-requisitos, orientações para avaliação, além de outras informações importantes para o público. Para mais informações: https://iema.es.gov.br/carta_servicos-2.
Visando melhorar continuamente nosso atendimento ao público externo, ELPI apoiou a criação da Avaliação dos Serviços do IEMA, onde os cidadãos podem avaliar os serviços prestados pela Autarquia. A avaliação é muito importante para melhoria contínua dos serviços prestados, possibilitando o direcionamento de ações do Iema a partir do desempenho e resultados mensurados. Para mais informações: https://iema.es.gov.br/avaliacao_servicos
O ELPI, em parceria com a Diretoria da Autarquia, apoiou as equipes na construção de Indicadores de Resultados e Gestão. O intuito do projeto é mensurar os resultados das ações e do trabalho dos servidores do Iema, melhorar a gestão e gerar mais transparência para as equipes.
Com objetivo de divulgar os conteúdos discutidos na reunião mensal de indicadores envolvendo a Diretoria e os gestores do Iema, o ELPI ajudou na criação do Painel de Gestão à Vista, que encontra-se disponível nas entradas dos prédios 1 e 2 e no setor de Protocolo da Sede do Iema. O intuito do painel é divulgar os dados e as informações das áreas para todos acompanharem os resultados e as entregas da Autarquia. Tornar as informações mais claras e visíveis é essencial para gerar mais transparência e aprimorar os serviços prestados aos cidadãos.
A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), em parceria com o ELPI, desenvolveu a ferramenta para Autuação de Multas do IEMA, integrado ao E-Docs. O O Escritório foi responsável pela interface entre a equipe técnica e a CTIC, apoiando no mapeamento do fluxo do serviço e dos campos/itens necessários para a construção do sistema.
Apoio na organização do evento de discussão da Missão, da Visão e dos Valores do IEMA.
Contato do ELPI:
E-mail: elpi@iema.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-2577
Atualizado em 21/12/2021